quinta-feira, 3 de março de 2016

Óleo de Coco


Olá meninas...

Hoje darei uma dica MARAVILHOSA sobre óleo de coco.

Eu uso óleo de coco nos meus cabelos desde setembro e só tenho coisa boa para contar. Para quem não sabe o óleo de coco é altamente nutritivo para os cabelos. É claro que sempre tem aquele que fala: "nutrição de cabelo não existe", mas existe sim e vou explicar aqui!

Eu entendo as pessoas que não concordam com isso, pois realmente a maioria dos óleos não entram no córtex capilar (camada profunda do fio), apenas ficam na cutícula (camada externa do fio), porém os de coco e azeite de oliva são óleos que conseguem essa proeza.


O mais legal, e interessante é que o óleo de coco define e até alisa (em longo prazo) os cabelos. Isso acontece pelo fato de ele atingir o córtex e lentamente agir na estrutura capilar.

Como isso acontece?

 Os cabelos possuem pontes salinas e pontes dissulfeto, e elas contem ligações de enxofre, quando as pontes salinas tem concentração menor de enxofre, causa uma desigualdade na estrutura capilar, formando os cachos e ondas. Ou seja, os aminoácidos (que formam as pontes) dão peso e com esse peso formam as curvas. Os óleos em geral possuem aminoácidos (lisina, cisteína e metionina), que entram nas pontes salinas igualando-as com as pontes dissulfeto, isso acontece porque esses aminoácidos contêm ligações de enxofre, e isso é possível porque a textura óleo (principalmente coco e azeite) é facilmente absorvida pelo cabelo. A nutrição é vista logo no primeiro uso, já o "alisamento" é em longo prazo. 

Não quero acabar com os cachos e agora?

Calma, é algo lento e vai de cabelo para cabelo, você mesma pode dosar isso, não é algo que acontece do dia para noite.

Qual óleo usar?

O óleo tem que ser extravirgem e prensado a frio e de preferência orgânico. Eu uso o da figura a baixo, comprei no Pão de açúcar e custou uns 35 reais. Mas ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Em temperatura ambiente fica com uma textura de pasta e tem cor branca, quando aquecido (banho maria ou microondas) fica um óleo transparente.
Como eu uso?

Antes de dormir passo em todo meu cabelo (cabelo sujo), e faço um coque alto, quando acordo lavo com shampoo transparente uma vez, e na segunda lavo com shampoo de costume e condicionador. Minha frequência é uma vez por semana (religiosamente). 

Minha experiência
Meu cabelo esta muito mais liso, depois desses quase 6 meses de uso. Há diminuição de frizz, pontas duplas e porosidade.



É isso aí... Espero ter ajudado.

Beijos
Fiquem com Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário